top of page
Foto do escritorunderscop3

The Batman- Teaser revela um herói mais obscuro


Na convenção da DC Comics foram exibidos trailers e algumas informações de futuros filmes da DC. Hoje irei analisar o teaser trailer de "The Batman" realizado por Matt Reeves. Apesar de a lista de atores que fazem parte do filme já estar confirmada há algum tempo, convém ainda assim relembrar. Robert Pattinson é o protagonista no papel de Batman, e a ele juntam-se os seguintes atores: Zoë Kravitz (Selina Kyle/Catwoman), Colin Farrel (Oswald Cobblepot/ The Penguin), Andy Serkis (Alfred), Jeffrey Wright (James Gordon), Paul Dano (Edward Nashton/The Riddler), Peter Sarsgaard (Gil Colson), John Turturro (Carmine Falcone), entre outros nomes.


Em relação à construção deste primeiro trailer do filme, notam-se vários aspetos positivos durante os dois minutos e meio. Em primeiro lugar, quase todo tempo do trailer é acompanhado pela música "Something in the Way" dos Nirvana, uma ótima música que permite ao espectador focar-se em alguns segmentos de imagem que podem aparecer no filme. Existem algumas falas obviamente, mas nada que indique de forma declarada acontecimentos da história. De longe que prefiro um trailer arquitetado desta maneira, do que algo que nos direcione para factos do argumento, que só vão retirar a surpresa aquando a visualização do filme no grande ecrã. Nesta lógica, como este filme tem data de estreia prevista para outubro do próximo ano, seria um pecado enorme revelar os principais acontecimentos.


O trailer mostra-nos primeiramente uma cena de um crime, na qual vários polícias, incluindo James Gordon, analisam um corpo que possui uma mensagem para Batman. De seguida, de forma bastante frenética, o trailer expõe as primeiras imagens de Catwoman, dos principais vilões, e do famoso batmobile. Não esquecendo também algumas sequências do herói em ação. Pensei em mergulhar sobre teorias do que pode acontecer ou não nesta aventura do Batman, mas deixarei isso para outra altura, porque o importante deste trailer é a forma como nos avisa e prepara para aquilo que vamos ver. Nesse âmbito, concluo que vamos ter a oportunidade de ver um filme mais "dark" do que aquilo que estamos habituados. A cor preta é predominante em todo o trailer, com a cor vermelha em segundo destaque. E por isso considero que o filme marcará a diferença dos anteriores por se tornar mais obscuro, com o herói a demonstrar-se mais mortífero, ou pelo menos mais agressivo. Nota-se isso mesmo na sequência de luta onde no fim afirma "I am vengeance".

Este filme funcionará como uma entidade separada dos restantes filmes da DC, possuindo a sua própria linha temporal. Algo que a meu ver é inteligente, pois a personagem de Bruce Wayne/Batman pode oferecer muito mais ao público numa longa metragem dedicada inteiramente à construção da personagem em si, do que num filme em que se relaciona com outros super-heróis.


No que toca à escolha de Robert Pattinson para o papel de Batman, que secalhar para alguns ainda pode ser polémica, quero declarar que a escolha não foi à toa. Certamente que poderão existir alguns atores capazes de envergar as caraterísticas deste famoso herói, mas Robert Pattinson faz claramente parte dessa lista. E partilho dois filmes que demonstram que o ator é dotado de caraterísticas que justificam a escolha para este papel: "Good Time" e "The Lighthouse".


Os mais atentos devem ter reparado que nos instantes finais do trailer aparece a seguinte informação: "Currently in Production". Isto poderá querer dizer que as imagens que vimos no trailer não são garantia de aparecerem no resultado final, e se porventura marcarem presença podem ser exibidas de outro ângulo. E esta informação ainda reforça mais a minha premissa que o importante deste trailer é forma como nos prepara para o ambiente que vai envolver a história, e não a história por si só. Existirão mais oportunidades no futuro para apresentarem pontos do argumento, sem grandes spoilers espero eu. Nessa altura estarei aqui para os analisar, e com uma pitada de teorias minhas porventura. Em tom de despedida deixo a última imagem do trailer, que a meu ver é a confirmação certa que o filme será mais sombrio do que o normal.


Diogo Ribeiro

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page