top of page
Foto do escritorunderscop3

Top 20 Vilões da Disney: 10º ao 1º



10- Scar (O Rei Leão)

Scar é dos vilões mais conhecidos da Disney, e só não surge num lugar mais dianteiro por uma simples razão. Scar é uma personagem que carece de poder físico tal como o próprio admite no início do filme. Todavia, complementa essa lacuna com uma inteligência enorme. Dentro de todos os seus planos, a morte é um fator que está sempre presente. Foi ele que matou Mufasa, e ordenou às hienas para matarem Simba logo de seguida. Um vilão que é capaz de aniquilar todos os obstáculos no seu caminho, incluindo familiares. Aliás, cumpriu o seu objetivo de se tornar o rei, algo que durou muitos anos. Portanto, pelas suas caraterísticas que ofuscam a sua única falha, e por ser dos poucos vilões que durante um espaço de tempo razoável conseguiu cumprir o seu sonho, merece este décimo lugar.


9- Lotso (Toy Story 3)

Lotso é mais um vilão do mundo da Pixar que se revela num determinado momento. Este urso felpudo que cheira a morangos ajuda inicialmente o grupo de brinquedos de Andy na adaptação ao infantário. Todavia, numa conversa com Buzz revela o seu verdadeiro lado. Lotso, que outrora foi trocado pelo antigo dono, é agora o controlador de tudo o que acontece no infantário. Toda a raiva que acumulou é espelhada na forma como lida com os outros brinquedos. Foi capaz de tornar aquele local que aparentava emanar felicidade e tranquilidade numa autêntica prisão sem hipótese de fuga. Woody ainda foi capaz de arquitetar um plano, mas ainda assim o urso no último momento complicou a vida aos protagonistas. Outro fator que leva a que este antagonista entre no top 10, foi a maneira como abandonou os brinquedos na lixeira, colocando-os numa situação quase fatal. De todos os filmes da saga Toy Story foi o melhor oponente que Woody e os seus companheiros enfrentaram.


8- Hades (Hércules)

Hades é daqueles vilões que tem tudo (ou quase). Poderoso, astuto, persuasivo, e cómico são caraterísticas que apresenta constantemente. Já para não falar do seu plano para derrotar Zeus e assumir o seu lugar. Para além disso, é capaz de assumir que certas personagens são mais fortes que ele. Tudo o que fez para matar Hércules foi através de ações que o próprio não realizou, mas sim através de recursos que o próprio possuía. Isto tudo advém de uma grande capacidade de análise, que em determinadas situações coloca em prática. Se determinado plano não está a ser eficaz, rapidamente arranja uma forma para derrotar os seus rivais. Contudo, a meu ver este vilão carece de um caráter mais dramático, isto é, poderia existir um balanço mais equilibrado entre o seu lado cómico e um certo drama que poderia assustar os mais novos.


7- Hopper (Uma Vida de Inseto)

Hopper é um gafanhoto que controla as formigas para trabalharem para si e para os súbditos da sua espécie. Na sua primeira aparição percebe-se logo a sua autoridade no seu discurso e postura. Para além disso, tem uma capacidade de previsão enorme, pois percebe que as formigas podem organizarem-se para derrotar o seu grupo, e num discurso muito bem escrito partilha essa ideia com os restantes gafanhotos. Para além da sua capacidade física temível, ainda tem um lado maléfico que demonstra ao revelar que pretende matar a rainha em frente de todas as formigas. Um vilão pouco conhecido, mas que deve estar no meio dos melhores vilões.


6- Shan Yu (Mulan)

Apesar de proferir poucas palavras ao longo do filme, a sua figura imponente e marcante é difícil de esquecer. Líder de um exército enorme, coloca o seu plano em prática desde o início do filme. Aniquilador e devastador, singularidades que demonstra numa cena em que nem sequer aparece. Refiro-me ao momento em que Mulan e o exército chegam a um local destruído sem nenhum sobrevivente. Mais um vilão único com poucas semelhanças aos restantes.

5- Gothel (Entrelaçados)

Gothel pode não ter poderes, magia a e outros recursos. Mas o simples facto de raptar uma bebé para puder ficar jovem para sempre, fingindo ser a sua mãe é de facto assustador. Durante anos e anos comportou-se como uma pessoa normal. Uma verdadeira sociopata que só se preocupa consigo mesmo. Uma das melhores construções de um vilão animado deste século.


4-Cruella de vil (101 Dálmatas)

Um plano maléfico é de facto um ponto a considerar. Mas neste caso, a Cruella carece de motivação minimamente lógica para fazer o que faz. No fundo, é uma personagem que ambiciona matar um número exagerado de dálmatas para criar um casaco com as suas peles. Mas a sua falta de um propósito digamos que normal, é suplementada pela sua loucura insana em todas as suas ações e discurso. Muito manipuladora, persuasiva, e atenta a todos os detalhes. Para mim faz todo o sentido uma personagem deste calibre aproximar-se do top 3. Espero que o futuro filme acerca da Cruella seja capaz de espelhar as caraterísticas que a diferenciam dos restantes vilões.


3- Professor Ratagão (Rato Basílio, o Grande Mestre dos Detectives)

Este filme é retrato mais simples de uma história de Sherlock Holmes, em que o rato Basílio seria o famoso detetive, e o Professor Ratagão seria o Professor Moriarty. Este vilão oscila de forma controlada entre momentos calmos e serenos repletos de astúcia, e momentos de loucura com uma raiva que sabe aplicar convenientemente. São vários os planos que coloca em prática: o principal com o objetivo de assumir o trono, e outro importa que visa impedir o detetive de perturbar o funcionamento do seu objetivo. Um vilão que é capaz de aniquilar os seus, de maneira a garantir a construção de uma equipa de capangas eficientes. Sem defeitos na realidade. O seu único problema é que o herói é mais esperto, mas teve muito próximo de o derrubar numa cena muito bem construída com vários métodos de tortura. Convido-vos a verem o filme para confirmarem estas minhas análises à personagem.


2- Maléfica (A Bela Adormecida)

Maléfica não deixa ninguém indiferente, desde a sua primeira aparição no castelo até ao destino fatal. Uma das vilãs mais poderosas, que assusta os mais novos em todos os momentos do filme. A sua figura escurece tudo ao seu redor, cada palavra e cada gesto é pensado ao pormenor e com um objetivo específico. Uma personagem sem defeitos a meu ver, e que marcará os fãs da Disney eternamente.


1-Frollo (O Corcunda de Notre Dame)

Frollo, um membro da justiça francesa, matou no início do filme a mãe de Quasimodo, mas cuidou do protagonista com medo das repercussões de Deus e da Virgem Maria. O seu objetivo é governar o país e acabar com os ciganos. Utiliza todos os recursos possíveis, incluindo Quasimodo, para matar todos os ciganos, ao ponto de queimar quase toda a capital para tingir o seu propósito. Numa das melhoras canções proferidas, o próprio expõe os seus desejos face à Esmeralda. No final, ainda me surpreendeu por ter revelado algumas capacidades físicas para quem apenas colocava em prática a sua inteligência e capacidade de governação.

Diogo Ribeiro

357 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page