top of page
Foto do escritorunderscop3

Peaky Blinders (Season 1): O impacto marcante de Cillian Murphy


Crime, intriga, traições, engano, guerra, gangues. Eu já sabia que Peaky Blinders era uma série que eu tinha de ver, mas a minha resistência devia-se apenas a querer que a série chegasse ao fim, para eu puder ver tudo seguido sem estar à espera de episódios. Contudo, o meu bichinho da curiosidade voltou a ganhar a minha luta interna. Segue então uma pequena análise à primeira temporada de Peaky Blinders.


A história arranca numa Inglaterra pós-1ª Guerra Mundial. A família Shelby vive na cidade de Birmingham e procura tornar-se numa das famílias mais ricas de todo o país. O seu gangue, os Peaky Blinders, baseiam-se na proteção de negócios, bares e apostas nas corridas de cavalos para fazer a sua fortuna. A chefia deste gangue recai sobre Thomas Shelby (Cillian Murphy), veterano britânico condecorado pela sua bravura na 1ª Guerra Mundial. Thomas ainda conta como "tenentes" a sua tia Polly Shelby (Helen McCrory) e os seus irmãos Arthur Shelby (Paul Anderson) e John Shelby (Joe Cole). Para além destas quatro personagens, há que também destacar outras duas personagens que também são imagem de marca desta primeira temporada o inspetor Chester Campbell (Sam Neill) e Grace Burgess (Annabelle Wallis).


Sendo sincero, em Peaky Blinders encontrei a série que me pode preencher o vazio deixado por Game Of Thrones. Com isto não pretendo ferir suscetibilidades e afirmar que PB e GoT estão em pé de igualdade. Mas a verdade é que esta primeira temporada de PB conseguiu deixar-me completamente rendido. Todo o enredo é no mínimo impressionante e extremamente cativante. Quanto à prestação de Cillian Murphy é de se lhe tirar o chapéu. Todos os momentos de ecrã de Cillian Murphy na pele de Thomas Shelby são incríveis.


Mas não é só o ator principal que brilha com uma prestação monumental. Nesse aspeto, há que também destacar o vilão Chester Campbell (interpretado por Sam Neill), e também não posso deixar de fora o papel de Paul Anderson como Arthur Shelby, irmão mais velho de Thomas, que ainda se encontra em constante depressão com os dramas vividos na 1ª Guerra Mundial.


Em suma, esta primeira temporada de Peaky Blinders é algo de extraordinário. Esta série realmente entrou a pés para conquistar fãs e conseguiu cumprir esse objetivo. Mas será que a segunda temporada conseguirá manter o nível da primeira? Continuem a acompanhar o nosso trabalho, porque nos próximos dias iremos publicar a análise à segunda temporada.



Fábio Moreira

Comments


bottom of page