top of page
Foto do escritorunderscop3

Puella Magi Madoka Magica: Como Fazer Uma Adolescente Sofrer


Madoka Kaname é uma rapariga normal, rodeada de família e amigos que a adoram. Ela não é uma pessoa especialmente atlética ou inteligente, mas tem um espírito fortemente altruísta que a torna afável. Um dia, uma rapariga nova é transferida para a sua turma, Homura Akemi. A chegada dela revela um mundo mágico escondido na cidade, com bruxas a atormentar os habitantes. Apenas as raparigas mágicas têm o poder de lutar contra as bruxas, e salvar a cidade de Mitakihara.


Exceto há algumas coisas que não batem certo. Kyubey, a pequena criatura que concede poder às raparigas, parece algo obcecado com Madoka. Homura sabe muito mais do que aparenta, e é insistente: Madoka não se pode tornar numa rapariga mágica, e fará de tudo para evitar que isso aconteça. Ninguém sabe de onde é que as bruxas vieram, apenas que têm de as derrotar. O que é que se passa, realmente?


Puella Magi Madoka Magica é uma série animada do estúdio Shaft, com a história escrita por Gen Urobochi, e Akiyuki Shinbo como o director. Uma história surpreendentemente profunda e aterradora, a obra codificou um subgênero novo de anime, desconstruindo as narrativas de raparigas mágicas que lutam pela justiça e pelo amor.


A animação é excelente. É de um estilo bastante peculiar, mas fofo, e contrasta bem com os temas sérios tratados na obra. Há uma satisfação perversa em ver personagens perfeitamente inocentes a sofrerem simplesmente porque o mundo ditou que tal seria. Já para não falar de todas as cenas em que as bruxas aparecem. O estilo de animação é propositadamente diferente para realçar a natureza estranha e aterradora delas. Os movimentos deixam o público seriamente desconfortável. É fascinante.


É difícil falar da história de Puella Magi Madoka Magica sem dar spoilers, especialmente porque parte do impacto da série vem das subversões às convenções do gênero. Aquilo que posso dizer é que a narrativa analisa a psicologia de uma rapariga mágica, através de uma lente mais cínica e realista. Como é que uma adolescente realmente agiria face a perigo iminente? Devem ter a responsabilidade de salvar o mundo, quando mal sabem o que isso significa? Existe algum motivo puramente altruísta, ou o egoísmo é necessário para sobreviver? Estas são perguntas feitas ao longo dos episódios, e abrem a porta a análises detalhadas à luz de temas variados. É deveras interessante, e tenho mesmo pena que não posso falar mais da narrativa.


Posso falar da música, porém. A trilha sonora é composta por Yuki Kajiura, compositora de renome no Japão e veterana na área. Os temas de ação conferem a grandiosidade dos atos das protagonistas, dos seus ideais, enquanto denotam uma certa tragédia através do uso de coros e instrumentos de corda. Há até pequenos detalhes que, ao rever, dão um sentimento diferente a certas cenas.


Puella Magi Madoka Magica é uma obra revolucionária, desconstruindo um gênero clássico da nossa infância e transformando-o noutro de igual importância, transmitindo a mesma mensagem de esperança a um público diferente. Enquanto que animes como Sailor Moon são mais idealistas e formulaicas por natureza, Madoka decide fazer sofrer, chocar e pensar o público. É uma experiência incrível que revolucionou o mundo do anime, e recomendo vivamente que todos vejam.


Filipe Melo

Comments


bottom of page