GP de Abu Dhabi, Classificação Final e Grid para 2021
- underscop3
- 17 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Max Verstappen foi o vencedor da última corrida do calendário de 2020 realizada no domingo anterior em Abu Dhabi. Na classificação de sábado conquistou a pole-position, o que marcou o fim do domínio dos motores Mercedes na execução da volta mais rápida. O piloto da Red Bull aproveitou a vantagem de largar da primeira posição e rapidamente dominou a liderança de início ao fim. A corrida em si não proporcionou nenhuma surpresa. O único destaque foi o abandono de Sergio Pérez durante a volta 10 devido a problemas no seu monolugar. O piloto mexicano despediu-se da pior forma da Racing Point, e ainda aguarda por um lugar no grid do próximo ano, algo que dificilmente acontecerá.
Depois desta última prova, a classificação final ditou algumas surpresas. Sergio Pérez, que como disse pode não ter lugar para o ano, ficou em 4º lugar do mundial de pilotos com 125 pontos, um recorde na sua carreira, num ano em que conquistou a sua primeira vitória na prova anterior. À frente do piloto mexicano ficou Max Verstappen com 214 pontos, logo a seguir Valtteri Bottas com 223, e por fim, o heptacampeão com 347 pontos. Em relação à classificação de construtores, e com os dois primeiros lugares já definidos há muito tempo, restava saber quem ficaria em 3º lugar. Devido ao abandono de Pérez, e ao 5º e 6º lugar de Lando Norris e Carlos Sainz na corrida de domingo, foi a McLaren a emergir ao terceiro lugar. A Racing Point ficou em 4º lugar, a Renault em 5º e a Ferrari em 6º.

Por fim, quase todas as equipas para 2021 estão fechadas como podem ver na imagem acima. A entrada mais recente foi a contratação de Tsunoda por parte da AlphaTauri para o lugar de Daniel Kvyat. Como à partida Lewis Hamilton renovará com a Mercedes, resta saber quem ocupará o segundo lugar da Red Bull? Será Hulkenberg? Sergio Pérez? Ou renovam com Alexander Albon? Só o tempo o dirá.
Quero enaltecer o grande prazer que tive ao analisar quase todas as corridas desta temporada, que nos trouxeram algumas surpresas. Tudo indicava que Lewis Hamilton ia vencer facilmente o campeonato, mas ainda existiu espaço para pódios improváveis e vencedores que nos deixaram de boca aberta.
Diogo Ribeiro
Comments