top of page
Foto do escritorunderscop3

Grande Prémio de Itália 2020: Pierre Gasly vence!!!



Tudo aconteceu nesta corrida, que se torna a melhor desta época até ao momento. O normal seria a Mercedes realizar a dobradinha, mas Valtteri Bottas não foi eficaz na sua partida e perdeu muitos lugares. Na passagem da volta 6 encontrava-se em sexto lugar. Nessa mesma volta, Sebastian Vettel abandonou a corrida porque o seu monolugar tinha problemas nos travões. De seguida foi Kevin Magnussen a seguir o mesmo destino do alemão devido a problemas no carro também. Deste abandono resultou um safety-car, e Lewis Hamilton, que liderava a corrida confortavelmente, dirigiu-se às boxes imediatamente. Uma decisão errada porque o pit-lane estava fechado. Disto resultado uma penalização "drive-through"nas boxes para o britânico. Antonio Giovanazzi cometeu o mesmo erro, obtendo a mesma penalização.


Durante a volta 22, com o pit-lane aberto, a maior parte dos carros dentro do top 10 foram às boxes, enquanto que os pilotos fora dos pontos ficaram na pista, o que resultou uma troca de posições enorme. Na volta 25 a corrida retomou e Charles Leclerc despistou-se na parabólica o que levou à saída de um segundo safety-car. O monegasco saiu ileso do acidente felizmente, e assim a Ferrari não arrecadou nenhum ponto na corrida de casa. Derivado do acidente, a bandeira vermelha foi mostrada, e a corrida foi interrompida por alguns minutos.

A prova reiniciou com uma segunda partida, e Lewis Hamilton e Giovanazzi cumpriram as suas penalizações e caíram para os últimos lugares. O hexacampeão mundial fez uma grande recuperação, finalizando em 7º lugar com o acréscimo de mais um ponto pela volta mais rápida. Nos lugares da frente, Pierre Gasly e Carlos Sainz, lutavam pelo primeiro lugar, mas foi o francês a vencer o Grande Prémio da Itália, alcançando a sua primeira vitória na Fórmula 1.


A luta pelo quarto lugar do mundial de pilotos aqueceu ainda mais, e são apenas 16 pontos que separam o quarto classicado (Lando Norris) do décimo classificado (Daniel Ricciardo). Apesar da vitória da Alpha Tauri, foi a Mclaren a acumular mais pontos na corrida com 30 pontos. Desta feita, emergem no terceiro lugar do mundial de construtores, com uma vantagem de 16 pontos para a Racing Point. Lewis Hamilton vê a sua vantagem ser diminuída, mas nada de alarmante, tendo em conta que o seu colega de equipa possui uma desvantagem de 47 pontos.


Diogo Ribeiro

11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page