top of page
Foto do escritorunderscop3

Kiki, A aprendiz de feiticeira



Um filme de 1989, do Japão, que esteve em emissão televisiva no fim de semana passado na RTP2.


Para os amantes de animes este é um ótimo filme para mergulhar nas fantasias de uma menina chamada Kiki e o seu gato preto Jiji que a acompanha ao longo do filme.


Temos outros filmes como "Howl’s Moving Castle" e "A viagem de Chihiro" que são filmes animados e como Kiki, A aprendiz de feiticeira contam-nos histórias fantasiadas que podem provir dos recantos adormecidos da nossa mente. Os efeitos destes contos na nossa perceção são vários, mas são ótimos a quem agrada fugir ao cotidiano e à rotina ou àqueles que preferem analisar os “quês” de forma criativa. Recomendo mesmo a quem prefere filmes de ação com tiros e muita luta ou àqueles que preferem filmes de teoria da conspiração. Não só nos deleita a visão pela fluidez dos desenhos, o jogo de cores, como também a sua sonoridade própria nos deixa quase como que a levitar. Basta começar a visualização que vai ser difícil de não querer descobrir o final.


Kiki é uma menina que tem como destino ser feiticeira, mas primeiro precisa de aprender seguindo numa jornada que a vai ensinar que o mundo que ela pintava quando criança, não era afinal tão cor-de-rosa. Esse descobrir envolve-a em várias peripécias que têm tanto de engraçado como de dececionante. No entanto, Kiki conta com a ajuda de outros personagens que se cruzam no seu caminho, o que torna a sua jornada mais leve levando ao virar da página que ela precisa para ser então um grande feiticeira.

Rita Carreira

Comments


bottom of page