top of page
Foto do escritorunderscop3

Max Verstappen vence em Imola



O passado domingo ficou marcado por uma grande corrida de F1 em Imola. Depois de uma qualificação surpreendente e muito renhida entre os pilotos da frente, foi Lewis Hamilton a largar da pole, com os pilotos da Red Bull logo atrás. Contudo, foi a chuva o principal motor dos acontecimentos ao longo das 63 voltas. Com a maior parte dos pilotos a utilizarem os pneus intermédios, Max Verstappen realizou uma largada perfeita e subiu ao primeiro lugar. Ainda na primeira volta Latifi abandonou a prova após um toque com Mazepin e com isto o safety-car veio para a pista. Durante esse período de tempo foi a vez de Schumacher cometer um erro na reta da meta o que levou à perda da asa dianteira do seu monolugar.


Quando a corrida foi retomada, Lando Norris e Carlos Sainz realizaram várias ultrapassagens preciosas até aos lugares cimeiros. Já o atual campeão mundial não foi capaz de ultrapassar o seu atual rival que chegou a construir uma vantagem de quase cinco segundos. Contudo, o piloto da Mercedes conseguiu diminuir esse intervalo, mas numa ida às boxes foi prejudicado por um atraso na mudança de um dos pneus dianteiros.


Pouco tempo depois, os fãs da Fórmula 1 encontravam-se estupefactos com o erro do britânico ao perder o controlo do seu monolugar. Ao sair do traçado era percetível que não queria perder tempo ao colocar a marcha-atrás, e por isso arriscou, mas com consequências. Lewis Hamilton encontrava-se quase “preso” nas barreiras, só que ainda foi capaz de colocar o seu carro em pista. Neste momento a corrida parecia perdida para o heptacampeão. Porém, logo de seguida George Russel e Valtteri Bottas colidem num acidente dramático, mas felizmente ambos saíram ilesos. Já vi várias repetições do acidente, e considero que o finlandês alterou ligeiramente a sua trajetória o que levou a que o piloto da Williams fizesse o mesmo, só que ao movimentar-se de uma maneira brusca o pneu atingiu a relva e não foi capaz de controlar o seu monolugar. Na minha visão a culpa cai mais para o lado de Bottas, mas devo estar enganado pois Russel já dirigiu desculpas em várias direções publicamente. Deste acidente surgiu uma situação de bandeira vermelha, com Hamilton a ocupar o 9º lugar.


Quando a prova retomou foi Max Verstappen a controlar a liderança até ao fim. Lando Norris conseguiu ultrapassar Charles Leclerc para ocupar o 2º lugar. Mas isso seria sol de pouca dura pois Lewis Hamilton rapidamente alcançou o 3º lugar e nem deu hipóteses ao seu compatriota na luta pelo 2º lugar. Contudo, não deixa de ser brilhante a fantástica corrida de Lando Norris que foi considerado o piloto do dia. No quarto e quinto lugar ficaram os Ferrari e percebe-se que lutarão contra a McLaren pelo 3º lugar no mundial de construtores durante a temporada.


Neste momento apenas 1 ponto separa o primeiro classificado (Lewis Hamilton) do segundo (Max Verstappen). A próxima corrida está marcada para o circuito de Portimão no dia 2 de maio.


Diogo Ribeiro

コメント


bottom of page