top of page

Oscars 2020: Os grandes da noite


Na madrugada de domingo para segunda decorreu a 92ª cerimónia dos Oscars. Esta foi das cerimónias mais marcantes para a história do cinema por um motivo: um filme estrangeiro venceu o Oscar de Melhor Filme! E é mesmo por aí que eu vou começar este texto: pelo grande vencedor da noite que foi o filme sul-coreano "Parasita" de Bong Joon-ho. Nomeado apenas para cinco categorias, "Parasita" arrecadou quatro oscars (melhor filme estrangeiro, melhor argumento original, melhor diretor, melhor filme). Uma vitória histórica em Hollywood, pois "Parasita" tornou-se o primeiro filme estrangeiro a ganhar o oscar de Melhor Filme.

Apesar de não ser o grande vencedor da noite, eu não posso deixar de expressar a minha surpresa ao ver "LeMans: O Duelo" com dois Oscars. Sim, são dois Oscars técnicos, mas mesmo assim são mais dois Oscars do que aquilo que eu estava à espera.

Grandes nomes saíram da cerimónia derrotados. "Joker", na opinião de alguns, saiu derrotado por ganhar dois Oscars (Melhor Ator e Melhor Banda Sonora). Na minha opinião, não foi derrota nenhuma: "Joker" ganhou unicamente nos seus grandes pontos fortes, tal como, "1917". Para mim, o grande derrotado acabou por ser (sem surpresa) "The Irishman" de Martin Scorsese. Dez nomeações e nenhum Oscar. O (demasiado) extenso filme de Scorsese saiu da cerimónia com tantos Oscars como quando entrou, mas esse cenário era mais do que previsível e não me surpreendeu nada.

Fábio Moreira

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page