top of page
Foto do escritorunderscop3

Ready Player One: A magia de Spielberg


Ready Player One é, na minha ótica, um dos filmes mais interessantes que o conceituado realizador norte-americano Steven Spielberg fez nos últimos anos. Nesta obra, temos em perfeita harmonia os cenários reais de futuro utópico com cenários virtuais de um videojogo, aliado a uma enormíssima quantidade de referências a outros filmes e videojogos que não escapam ao olhar atento do espectador.


Trata-se de um filme que faz referências a Minecraft, Batman, Joker, Harley Quinn, A Nightmare on Elm Street, Friday the 13th, Star Trek, Street Fighter, Back To The Future, , Jurassic Park, King Kong, Alien, Superman, Spider-Man, The Incredible Hulk, Bill and Ted's Excellent Adventure, Star Wars, Overwatch, Citizen Kane, Duran Duran, Mad Max, Mortal Kombat, entre tantos outros. Poderia continuar esta lista enorme de referências mas o leitor iria cansar-se.


O que mais me admira neste filme é, como já disse anteriormente, a ligação harmoniosa entre o que é videojogo e o que é vida real. As cenas vão alternando entre estes "dois mundos" e acabam por fluir com bastante naturalidade, dando ao filme uma característica quase única e peculiar. A enorme lista de referências que Ready Player One faz, vai surgindo também com toda a naturalidade. Steven Spielberg faz uso não só das falas das personagens, mas também dos cenários onde as personagens se encontram, da banda sonora e do contexto do próprio filme para ir construindo a enorme lista de referências a outros filmes, mas também a personagens, videojogos, músicas e até artistas.


As grandes estrelas deste filme são Tye Sheridan (Parzival/ Wade Watts) e Olivia Cooke (Art3mis/Samantha). Ambos os atores acabam por não ser grandes nomes do mundo cinematográfico e as suas participações em Ready Player One acabam por ser os seus grandes trabalhos nos seus currículos. Aliás, todo o elenco deste filme de Steven Spielberg acaba por ser um pouco desconhecido, sendo que é em Simon Pegg (uma das caras da saga Missão Impossível) que encontramos um dos atores mais conhecidos deste elenco.


Em suma, Ready Player One acaba por ser um filme que quem o vê, não o vê pelos atores mas sim pelo realizador. Para quem pouco percebe de cinema, o nome de Steven Spielberg é o grande atrativo. Todavia, dizer que esse é o único atrativo do filme é uma falácia enorme e é colocar de lado todo o excelente trabalho que foi realizado pela equipa que o realizador reuniu para produzir esta maravilhosa harmonia que o filme nos apresenta aliada à enorme lista de referências, que surge com uma naturalidade tão majestosa que nem reparamos que estamos a ser bombardeados por clássicos da nossa era e de gerações passadas.


Classificação IMDb: 7,5/10

Nota Underscope: 8/10


Fábio Moreira

Comentarios


bottom of page