top of page
Foto do escritorunderscop3

Rush: o retrato histórico de uma rivalidade da F1


Velocidade, paixão pelo desporto e um retrato histórico da rivalidade Lauda-Hunt. "Rush" (2013) é um filme que retrata uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1. Nesta obra 'obrigatória' para os amantes do automobilismo, Chris Hemsworth veste a pele de James Hunt, campeão mundial de F1 em 1976 e histórico rival do austríaco Niki Lauda, tri-campeão mundial de F1 e que, neste filme, é interpretado por Daniel Bruhl.


Há que salientar já desde o início que, caso não sejam adeptos de Fórmula 1, este não será um filme que vos irá cativar. Aliás, sinto que só vi este filme especificamente porque acompanho a modalidade e, se não a acompanhasse, não iria ver este filme. "Rush" procura fazer um retrato da história da rivalidade Lauda-Hunt, uma das maiores rivalidades de Fórmula. Neste filme, o realizador Ron Howard procura levar o espectador pelo mundo do automobilismo e tenta mostrar ao mundo o quão incrível foi a rivalidade Lauda-Hunt para o universo da Fórmula 1.


Contudo, é um filme que só os amantes do automobilismo conseguirão gostar. Não sinto que seja um filme que qualquer pessoa vá gostar e devido às prestações banais de Chris Hemsworth e Daniel Bruhl na pele dos dois históricos pilotos, "Rush" perde alguma força. Para além disso, é um filme com uma forte ausência de cenas fortes que causem uma espécie de reação no espectador. Exceção disto são a cena do famoso acidente de Niki Lauda no Grande Prémio de Nurburgring de 1976, a cena de aspiração dos pulmões de Lauda enquanto vê James Hunt a ganhar outro Grande Prémio e todo o retrato da última prova da temporada de 1976, em que Lauda se retira e Hunt acaba por ser coroado campeão mundial. Todavia, todas estas cenas que mencionei só decorrem na segunda metade do filme, o que torna "Rush" num filme que obriga a um esforço do espectador para chegar ao fim.


Sem querer parecer demasiado crítico, eu penso que este filme está demasiado bem avaliado. No IMDb, "Rush" tem uma pontuação média de 8,1/10. Embora eu entenda que, para amantes do automobilismo, este poderá ser um filme extremamente sólido, a verdade é que há que separar o amor pela velocidade do filme em si. Seguindo essa lógica, para mim "Rush" não passa de um mero 6,5/10. Um filme que gostei de ver por ser adepto da Fórmula 1 e pela história que o filme carrega, mas com certeza que não o irei rever.


Fábio Moreira

Yorumlar


bottom of page