top of page
Foto do escritorunderscop3

The Gentlemen: possivelmente o melhor filme num ano de pandemia

Atualizado: 21 de ago. de 2020


Com nomes como Matthew McConaughey, Charlie Hunham, Hugh Grant e Colin Farrell, "The Gentlemen" é um daqueles filmes que, só com o trailer, eu sabia que ia gostar. Acabei por gostar tanto do filme que já o vi umas três vezes e terminei sempre com a mesma reação de surpresa e incredulidade perante o filme que tinha acabado de ver.


Esta obra de Guy Ritchie conta a história de Michael Pearson, um homem com um verdadeiro império de droga que pretende vender tudo e deixar essa vida. No entanto, essa decisão de Michael leva a uma cadeia de desenvolvimentos que afeta, não só o submundo britânico, mas também a nobreza do Reino Unido.


O que mais me fascina neste filme é a maneira como a história nos é contada. Não é contada pelos olhos das personagens centrais da sua história, mas sim por uma personagem que apenas está a assistir a todos os desenvolvimentos e decide extorquir Michael Pearson. Neste caso, "Fletcher" (Hugh Grant) conta a Raymond (Charlie Hunham) os acontecimentos todos a que assistiu para explicar ao braço direito de Michael Pearson o porquê de querer 20 milhões de libras pelo seu silêncio.


Outro fascínio que tive por este filme é que "The Gentlemen" se assemelha, de certa forma, a um puzzle. Parece que temos várias peças separadas sem qualquer ligação, mas todas essas peças separadas coincidem no final incrível que "The Gentlemen" apresenta ao público. Em suma, quem conhece outros trabalhos de Guy Ritchie consegue reconhecer o toque de génio do realizador neste filme.


E por falar em Guy Ritchie, tenho de destacar que, para mim, este é um dos melhores filmes do realizador. Não digo o melhor, mas sem dúvida um dos melhores. Afinal de contas, trata-se de um filme muito fluído, cativante, intrigante, contado de uma maneira diferente e muito bem conseguida, engraçado e com uma ótima química entre as várias personagens (especialmente entre Fletcher e Raymond, as duas personagens que nos contam grande parte da história).


Em suma, tendo a conta a pandemia que marcou 2020, é justo dizer que "The Gentlemen" é um forte candidato para a próxima edição dos Óscares. Num ano em que o covid-19 afetou tudo e todos, "The Gentlemen" é uma das poucas obras cinematográficas de elevada qualidade que deve ser uma presença quase obrigatória nos Óscares.


Fábio Moreira

13 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page